Conheça quem são os entrevistados e entrevistadas que nos ajudaram a contar a história que será retratada no documentário Caminhos da Serra do Mar.

Egon Schultz

Nosso primeiro entrevistado foi o membro fundador do Centro Excursionista Monte Crista (CEMC) Egon Schultz, ele foi o primeiro entrevistado por um motivo bem importante, na época ele já tinha 100 anos!

Egon participou ativamente do CEMC, colecionou diversas ascensões pelas nossas serras e gostava muito de fotografia. Possuía um rico acervo de fotos e algumas delas iremos compartilhar com vocês no documentário. 

A entrevista ocorreu em maio de 2022 e respeitando o ciclo da vida, Egon veio a falecer em junho de 2023. Esse documentário não deixa de ser uma homenagem à sua história.

Renate Schultz de S. Thiago

Filha de Egon Schultz e Hilde Schultz, a Renate começou a subir montanhas depois dos 50 anos de idade. Sua mãe também participou do CEMC e foi uma das fundadoras do grupo. É associada da Associação Joinvilense de Montanhismo (AJM), já representando uma outra geração de montanhistas da mesma família.

Walter Lepper Gruhl

Foi um montanhista experiente do CEMC, sendo um dos principais guias do grupo. Possui muitas lembranças envolvendo o Monte Crista e compartilhou muitas delas conosco.

Xênia Von Dokonal Koehntopp

Montanhista da geração anos 50/60, fazia parte do CEMC e possui algumas ascensões pelas serras da região. É casada com o Ivo Koehntopp, e irmã de um atuante membro do CEMC, já falecido, o Peter Von Dokonal.  Possui uma lembrança viva de muitas investidas ao Monte Crista.

Ivo Koehntopp

Montanhista da geração anos 50/60, fazia parte do CEMC e possui algumas ascensões pelas serras da região. 

Marilene Escobar (Djatchuka Mirim) e Vilson Moreira (Karaí Nhe’e Garaí)

A Mari e o Vilson moram na Aldeia Tekoa Ka’aguy Mirim Porã, em Araquari-SC. E no documentário eles nos falaram um pouco sobre alguns topônimos da região de origem Guarani, e outros relatos envolvendo os povos originários.

Relindes Von Dokonal

Relindes também fez parte do CEMC, e foi esposa do Peter Von Dokonal (em memória), que foi um entusiasta em quebrar recordes de tempo em ascensões nas montanhas da região.

Luiz Von Dokonal

Luiz é filho da Relindes Von Dokonal e do Peter Von Dokonal, que eram membros do CEMC. Ele foi presidente do Centro Excursionista Barriga Verde (CEBV).

Fábio Christiano Speck Vieira

Biólogo, Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente vem fazendo o doutorado na mesma instituição. Realiza pesquisas na área de botânica, possuindo diversos trabalhos sobre a região da Serra do Mar de Santa Catarina.

Reginaldo José de Carvalho

Montanhista desde 1990, geógrafo, sócio fundador da Associação Joinvilense de Montanhismo (AJM) e pesquisador da história do montanhismo catarinense. Além de ser um dos entrevistados faz parte da equipe técnica que vem desenvolvendo o documentário.

Daniel Casas

Montanhista há mais de 30 anos, foi um dos precursores da escalada técnica em rocha na região. Fundador da Salamandra Escola de Montanha e Sócio da Jurapê Escalada. É guia de escalada certificado pela Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro (AGUIPERJ).

Dione da Rocha Bandeira

Dione é arqueóloga, pesquisadora e atualmente coordena o Laboratório de Arqueologia e Patrimônio Arqueológico da Univille (LAPArq). Além de ser arqueóloga no Museu Arqueológico de Sambaqui, de Joinville/SC. No documentário, nos contou um pouco sobre os povos que viviam na região da Baía da Babitonga antes da chegada dos colonizadores.

Marcio Hoepers

O Marcio Hoepers foi o primeiro presidente da AJM sendo um dos sócios fundadores da associação. É montanhista e geógrafo e possui um histórico de envolvimento com o montanhismo organizado. Atualmente é o presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME). 

Acompanhem o Instagram @doc_serradomar para saber mais sobre o lançamento.

Texto por: Yara de Mello e Reginaldo Carvalho