Autora: Yara de Mello
A Estação Meteorológica Automática Morro da Igreja (A845) (EMAMI) está localizada no Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, nas proximidades da divisa entre os municípios de Bom Jardim da Serra, Urubici e Orleans.

Esta estação faz parte da rede de monitoramento meteorológico e climatológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A EMAMI está situada a uma altitude de 1.790 metros, na Serra Geral, distante aproximadamente 85 km do oceano Atlântico. Estando a uma distância aproximada de 30 km do Morro da Boa Vista (1.827 m), ponto culminante do estado de SC, e 20 km distante do Cânion Espraiado. Podendo ser utilizada como base para um acompanhamento meteorológico da região, apesar de sabermos que o tempo nas montanhas é bem dinâmico.
A EMAMI possui dados desde junho de 2007, as variáveis monitoradas são: precipitação (mm), temperatura do ar (°C), temperatura do ponto de orvalho (°C), umidade relativa do ar (%), pressão atmosférica (hPa), velocidade do vento (m/s), direção do vento (graus), e radiação global (KJ/m²).
A seguir foi descrita uma análise dos dados climatológicos disponíveis desta estação (junho de 2007 a março de 2017, + ou – 10 anos). As variáveis analisadas foram: precipitação, temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento.
Para cada variável analisada a quantidade de falhas na série histórica foi de:
Variável meteorológica | Falhas na série histórica |
Precipitação | 17,4% |
Temperatura | 6,9% |
Temperatura Máxima | 3,4% |
Temperatura Mínima | 3,5% |
Umidade | 6,0% |
Ventos – Direção | 5,6% |
Ventos – Velocidade | 6,5% |
Os dados de precipitação apresentaram muitas falhas, nenhum ano teve a série completa. Foi possível fazer as estatísticas de média mensal para uma série de 5 anos em média, em alguns meses houve mais anos e em outros menos.
A média anual de precipitação para a EMAMI é de 3.082,5 mm. Bem superior a classe descrita no Atlas Climatológico do Estado de Santa Catarina (ACESC) (>=1.500 – 1.700), e também no Atlas Pluviométrico do Brasil (1.600 mm).
A distribuição das chuvas ao longo do ano pode ser observada no gráfico abaixo, sendo o mês de janeiro o mais chuvoso (400,2 mm), e junho o menos chuvoso (135,2 mm).

A temperatura média anual na EMAMI é de 11°C (no ACESC está na classe >=11 – <12) O mês mais quente em média é janeiro (14,2°C), e os meses mais frios são junho e julho (7,8°C).
A temperatura máxima registrada foi de 26,7°C, no dia 4 de fevereiro de 2010 às 14 horas. E a temperatura mínima registrada foi de -7,8°C, no dia 23 de julho de 2013 às 8 horas.
A umidade relativa do ar média para a AMAMI é de 84% (No ACESC está na classe 82 – 84%). Os meses com a maior umidade relativa média são janeiro e abril (89,3%), e o mês com a menor umidade relativa é junho (76,6%).

A classe predominante de velocidade dos ventos é a de 5,7 a 8,8 m/s (27,4%), conforme figura abaixo. Maiores detalhes sobre os ventos no período diurno e noturno estão disponíveis em aerokiriri.com.

Por fim, a direção predominante dos ventos na EMAMI é de noroeste (39,5%), seguido por sul (17,6%), conforme figura abaixo.

A intenção aqui foi apresentar resultados de uma análise estatística dos dados. Com eles é possível se ter uma noção sobre algumas características climáticas do Morro da Igreja. O que é muito interessante por diversos fatores, como por exemplo, para planejar uma travessia pela região no mês menos chuvoso do ano.
Geraldo Barfknecht
06/10/2018 — 16:31
Olá, saudações e parabéns pelo site, blog, pela informações, muito interessantes. Estou alguns meses atrasado, mas não muitos. Yara ou o responsável, muito bom ensaio, trabalho. Vou ler mais uma vez e farei apenas comentários agora sobre apenas um item (orografia e localizações), com sua permissão:
Altitudes erradas. Relação dos cumes de SC, idem. A localização (antes da disputa territorial em que Orleans “abriu mão de sua porção, (um ex- prefeito), não mudou. A estação agora desativada (há meses, por falta de recursos do INMET-CIRAM, é inteiramente em BJ da Serra, embora a linha de divisa seja próxima, com o mun. de Urubici e era também de Orleans (o morro, cume-subcumes..
Yara de Mello
30/11/2018 — 13:31
Olá Geraldo
Obrigada pelas informações.
Peguei as coordenadas do site do INMET, é comum ter erros, infelizmente. Uma pena que não esteja mais em funcionamento.
Felipe
30/09/2020 — 03:05
Como podemos ter acesso a dados das estações meteorológicas? Obrigado e parabéns pelo trabalho!
Yara de Mello
01/10/2020 — 12:39
Boa tarde Felipe,
Primeiramente obrigada, e segue o link para download dos dados:
https://portal.inmet.gov.br/dadoshistoricos
Destaco que essas informações são do INMET, mas existem outras entidades que possuem estações.
Abs