Pesquisas e Relatos

Campos de altitude nas serras do Quiriri, Queimada e adjacências

 

O objetivo desse post é mostrar as estatísticas de altitude de ocorrência dos “campos de altitude” da região da serra do Quiriri e serra Queimada, localizados na Serra do Mar do nordeste de Santa Catarina. 

 

Os campos de altitude são um tipo de vegetação que ocorre em áreas altas de topos de montanhas e planaltos, sendo usualmente encontrados na Serra Geral (RS, SC, PR), Serra do Mar (SC, PR, SP e RJ) e Serra da Mantiqueira (SP, MG e RJ). Nestes ambientes são encontradas vegetação herbácea e também arbustiva, sendo estes campos um “relicto vegetacional”, ou seja, uma espécie que foi abundante no passado e que agora se encontra restrita a menores áreas.

 

Os campos de altitude dominavam grandes áreas no último período glacial, entre 20 mil e 10 mil anos atrás, quando as temperaturas na região Sul e Sudeste do Brasil eram cerca de 5 graus abaixo do que é hoje, e a umidade do ar era bem menor. Esse tipo de vegetação herbácea tinha uma grande representatividade justamente por se adaptar melhor ao clima mais seco e frio do que as espécies arbóreas. Com o aquecimento do planeta nesta transição da era glacial para o período interglacial a vegetação arbustiva foi se desenvolvendo mais facilmente, e as áreas dominadas por campos foram se retraindo aos topos das montanhas e áreas mais altas.

Os campos de altitude são facilmente identificáveis em imagens de satélite, como é possível observar na figura abaixo:

 

Clique sobre as imagens para visualizar melhor

Identificando os campos de altitude em imagem de satélite. Organizado por: Yara de Mello, 2019.
Identificando os campos de altitude em imagem de satélite. Organizado por: Yara de Mello, 2019.

 

O Google Earth Pro é a ferramenta ideal para se observar a distribuição deste tipo de vegetação no Brasil. A serra do Quiriri e a serra do Tabuleiro em Santa Catarina, a serra Fina e o maciço do Itatiaia no sudeste brasileiro são alguns exemplos de áreas com essa vegetação campestre.

O mapeamento das áreas de campos de altitude nas serras do Quiriri e Queimada foi realizado no software ArcGIS v.10.5, na escala 1:5.000, utilizando imagens de satélite fornecidas pelo Digital Globe por meio do ArcGIS Basemap, do ano de 2016. 

 

O Modelo Digital de Elevação (MDE) utilizado foi gerado a partir dos arquivos matriciais do levantamento aerofotogramétrico do estado de Santa Catarina, reamostrados para a resolução espacial de 5 metros.

 

A quantificação dos campos do Quiriri foi delimitada ao norte na serra da Imbira, antes do vale do rio Imbira. Mais ao norte dessa área existe ainda uma grande extensão de campos até as proximidades do Araçatuba. A figura abaixo mostra a localização da área de estudo. A maior área está localizada no estado de Santa Catarina, e um pequeno trecho no Paraná.

 

 

Campos de altitude nas serras do Quiriri e Queimada, Serra do Mar, Santa Catarina. Elaborado por: Yara de Mello, 2019.-de-Altitude_CD

 

A área de campos de altitude na serra do Quiriri é de aproximadamente 40 km², enquanto na serra Queimada é de apenas 2 km².


As tabelas abaixo mostram as estatísticas de % de área dos campos em relação à altitude. As colunas que interessam são a 1° coluna, que se refere as faixas de altitude, e a 4° coluna, que se refere a % de ocorrência dos campos por faixa hipsométrica.

 

Área dos campos de altitude da serra do Quiriri em relação às faixas hipsométricas. Organizado por: Yara de Mello, 2019.
Área dos campos de altitude da serra Queimada em relação às faixas hipsométricas. Organizado por: Yara de Mello, 2019.

 

Com base nessas tabelas se observa que a predominância dos campos de altitude na região da serra do Quiriri esta na faixa hipsométrica entre 1.300 e 1.400 m (37%), seguida da faixa entre 1.200 e 1.300 m (27%) e 1.400 e 1.500 m (16,2%). 

 

Já na serra Queimada, que apresenta altitudes inferiores às da serra do Quiriri, a predominância dos campos de altitude se dá nas faixas entre 1.200 e 1.300 m (33,4%), 1.100 e 1.200 m (31,1%) e 1.000 e 1.100 m (22,1%).

 

Meu objetivo nesta pesquisa foi apenas quantificar a área de campos e ver em quais altitudes essa vegetação predomina na região. Uma discussão mais aprofundada fica para os pesquisadores da área. 

 

Bons ventos !

 

 

Referências:

VASCONCELOS, M. F. de. O que são campos rupestres e campos de altitude nos topos de montanha do Leste do Brasil? Revista Brasil. Bot., V.34, n.2, p.241-246, abr.-jun. 2011.

 

https://revistapesquisa.fapesp.br/2016/01/12/a-riqueza-dos-campos-de-altitude/

« »