Autora: Yara de Mello

 A precipitação não é distribuída de forma homogênea no município, e a Serra do Mar possui uma influência muito grande nesta dinâmica. Quem sobe montanhas com frequência sabe bem disso, e quem mora nas proximidades da serra também. É comum estar chovendo por lá, enquanto no centro da cidade não está.

Por meio da figura abaixo (precipitação média anual para Joinville) é possível observar o mapa do município de Joinville, com destaque para os bairros (área urbana), a BR-101, atravessando o município de norte a sul, e a SC-418, que no trecho da serra é conhecida como Imperial Estrada Serra Dona Francisca. Além da precipitação média anual (1953-2008) – na parte inferior da figura estão as classes de precipitação, cores azuis os maiores valores, e em vermelho os menores.

Com estas informações é possível observar que a região que mais chove em Joinville (aqui se entende município, e não apenas a parte urbana = cidade) é a centro-norte e nordeste. Compreendendo áreas rurais como a Estrada Bonita, Estrada Palmeira, Estrada Caminho Curto e Estrada Pirabeiraba.

E a que menos chove são as áreas de planalto e transição da serra com planalto a oeste, próximo à região da Estrada Laranjeiras e Estrada Rio do Júlio (que está bem nesta transição), e parte da região sul e sudeste do município.

Em relação à parte urbana, quais os bairros mais úmidos e os mais secos?

Na imagem abaixo estão listados os 5 bairros mais chuvosos e os 5 bairros menos chuvosos do município. Destaca-se que a diferença na precipitação média anual entre os bairros menos chuvosos é pequena, entre os 10 menos chuvosos a diferença entre o 1° (Floresta) e o 10° (Parque Guarani) é de apenas 36,9 mm. Enquanto a diferença entre o bairro mais chuvoso (Rio bonito) e o 5° bairro mais chuvoso (Zona Industrial Norte) é de 171,6 mm.

Precipitação média anual em Joinville. Elaborado por Yara de Mello, 2017

Observação:

Para a geração deste mapa foram utilizados dados anuais de precipitação de 42 estações pluviométricas distribuídas pela região de Joinville, correspondendo a média anual de 56 anos (1953-2008). Porém, a localização destes pluviômetros não possibilita uma análise do quanto precipita nas áreas montanhosas (região mais chuvosa). Mas este não é um problema apenas na nossa região, a falta de estações de monitoramento com série representativa em áreas montanhosas é um problema no mundo inteiro, com algumas exceções.

Este é o segundo post que falo sobre precipitação na região, para acessar o primeiro, que traz informações gerais como o quanto chove no verão, primavera, média anual para Joinville… Clique AQUI.

Referência:

MELLO, Y. R. de; OLIVEIRA, T. M. N. de. Análise Estatística e Geoestatística da Precipitação Média para o Município de Joinville (SC). Revista Brasileira de Meteorologia, v.31, n.2, 229-239, 2016.