Neste post estão disponíveis mapas de precipitação média mensal, trimestral e anual para o mundo (continentes), exceto para a Antártica. Além de uma animação com estas imagens.

Autora: Yara de Mello

 

Os mapas de precipitação média mensal e trimestral foram elaborados com base nos dados do Global Precipitation Climatology Centre (GPCC) , referente a v.7 (dados de janeiro de 1901 a dezembro de 2013), com resolução espacial de 0,5 graus de longitude e latitude.

Já o mapa de precipitação média anual foi confeccionado com dados do Climate Hazards Group InfraRed Precipitation with Station data (CHIRPS) , referente ao período de 1982 a 2016, com resolução espacial de 0,05 graus. Estes dados contemplam até as latitudes de -50 e 50 graus.

Antes de falar brevemente sobre a distribuição de precipitação ao longo do ano, eu gostaria de mostrar um gráfico com os dados de precipitação média mensal da Estação Meteorológica da Univille, localizada em Joinville. Os dados referem-se a média mensal do período de janeiro de 1996 a dezembro de 2013. No gráfico também estão exemplificadas as médias para o mesmo período retiradas dos dados do GPCC e do CHIRPS para a latitude e longitude da estação meteorológica.

Os dados apresentaram uma característica muito similar de distribuição de precipitação ao longo do ano. O mês que apresentou a maior diferença foi novembro, o que provavelmente está relacionado as chuvas de novembro de 2008 que foram muito intensas em partes de Santa Catarina, e que talvez não foram bem representadas nos dados do GPCC e do CHIRPS, mas não verifiquei isso ainda.

A correlação estatística (valor-r) entre as médias mensais da Est. da Univille com os dados do GPCC foi de 0,9579, considerada muito alta. Lembrando que a correlação mede o grau de associação entre as variáveis. Entre os dados da Est. da Univille e do CHIRPS a correlação foi de 0,9665. E entre os dados do GPCC e do CHIRPS a correlação foi de 0,979. Ou seja, todos os valores apresentaram correlação estatística muito alta, e valores-p estatisticamente significativos (iguais a 0).

Clique sobre a imagem para visualizar melhor

Comparativo da precipitação média mensal (1996-2013) entre a Estação da Univille, CHIRPS e GPCC.

 

Observando as animações e imagens abaixo, é possível verificar como se dá a dinâmica da distribuição de precipitação sobre os continentes. Farei apenas algumas observações com base nestes mapas:

  • Os meses de janeiro, fevereiro, junho, julho, agosto e setembro são os que apresentam as maiores amplitudes de precipitação no globo. Principalmente os meses de junho e julho;
  • As maiores precipitações ocorrem próximo a linha do Equador, principalmente dentro da zona intertropical;
  • Ao longo do ano essa faixa de maior precipitação ora está mais ao norte (verão no hemisfério norte), ora está mais ao sul (verão no hemisfério sul), e este “movimento” norte-sul está muito ligado a Zona de Convergência  Intertropical;
  • Os meses de abril, maio, outubro e novembro são os que apresentam uma distribuição de precipitação mais uniforme no globo, ao menos sobre os continentes;
  • Interessante notar na América do Sul a zona de convergência de umidade se desenvolvendo ao longo do ano, desde a região amazônica até o sudeste (principalmente) do país. Formando um corredor de umidade, o qual está mais ativo a partir de setembro, com ápice em dezembro e janeiro.

Muitas outras análises podem ser feitas. Bons estudos!

OBSERVAÇÃO: O conjunto de mapas mensais estão com a mesma coloração e as mesmas classes (mas nem todos os meses aparecem todas as classes, pois chove mais ou menos neste mês). E o conjunto de mapas trimestrais (média dos 3 meses, ainda disponibilizarei mapa com a soma dos 3 meses) também apresentam as mesmas classes. Isso para que possa ser possível fazer uma comparação.

 

Clique sobre os vídeos abaixo para ver as animações!

 

 

Clique sobre a imagem para visualizar melhor

Distribuição de precipitação média anual. Fonte: CHIRPS. Elaborado por Yara de Mello, 2017.

 

Clique sobre a imagem para visualizar melhor

Precipitação média para o mês de Janeiro (1901-2013). Fonte: GPCC 0.5 graus. Elaborado por Yara de Mello, 2017.

 

Clique sobre a imagem para visualizar melhor

Precipitação média para o mês de Julho (1901-2013). Fonte: GPCC 0.5 graus. Elaborado por Yara de Mello, 2017.

 

Abaixo segue os mapas de precipitação média para todos os meses do ano, e para todos os trimestres (JFM, FMA, MAM, etc.).  Clique sobre as imagens para visualizar melhor.

 

MENSAIS

 

TRIMESTRAIS