Entre os dias 15 e 18 de fevereiro de 2019 ocorreu um evento de precipitação intensa no Estado de Santa Catarina. A chuva forte se concentrou do litoral norte até as proximidades de Florianópolis. No meio oeste também ocorreu precipitação intensa…

A previsão do tempo já alertava que o final de semana dos dias 16 e 17 de fevereiro de 2019 seria de chuvas intensas. Desde o dia 15 na realidade, e o fato se concretizou. O mês de janeiro de 2019, em Joinville e região, foi um mês excepcional em relação a quantidade de precipitação, utilizando os dados de precipitação da Estação Meteorológica da Univille, e a técnica dos quantis, o mês foi classificado como SECO.

O padrão era de dias quentes, e aquelas tempestades de verão, muito comuns em Joinville, não estavam ocorrendo com a frequência média esperada. Se via a tempestade passando, relâmpagos mais ao sul, mas nada de chuva em Joinville. Esse evento extremo de fevereiro veio para quebrar esse padrão de tempo. Foi muita chuva…

Segundo dados do boletim de previsão de tempo da EPAGRI/CIRAM o sistema meteorológico que comandou o tempo neste período de chuvas intensas foi a atuação de uma baixa pressão com instabilidade até os altos níveis da atmosfera em combinação com a circulação marítima. Com base no mapa abaixo é possível observar essa nítida atuação da circulação marítima, já que os maiores valores de precipitação ocorreram a leste da Serra do Mar. E tendo como base Joinville e região e o litoral norte, municípios como Campo Alegre e Rio Negrinho concentraram valores de precipitação muito inferiores neste período de chuvas intensas, em relação as estações localizadas a leste.

Clique sobre as imagens para visualizar melhor

Precipitação acumulada no Estado de Santa Catarina do dia 15 até o período da manhã do dia 18 de fevereiro de 2019. Fonte: EPAGRI/CIRAM, 2019.

Até a manhã do dia 18 de fevereiro, quando fiz o print do mapa acima, a estação meteorológica do Estado com o maior acumulado de precipitação desde o dia 15 era a estação localizada em São João do Itaperiú (276,2 mm), ao lado de Barra Velha.

Analisei os dados de 9 estações pluviométricas, conforme figura abaixo. O dia 17 foi o dia com os mais elevados acumulados de precipitação, conforme gráfico a seguir. Destaca-se neste gráfico a estação Barra Velha, que em apenas 6 horas acumulou mais de 100 mm de precipitação, totalizando 174 mm no dia 17.

Totais de precipitação do dia 15 ao dia 18 de fevereiro de 2019 em Joinville e região e no litoral norte de Santa Catarina. Fonte: EPAGRI/CIRAM. Elaborado por Yara de Mello, 2019.
Tabela e gráfico ilustrando os totais de precipitação do dia 15 ao dia 18 de fevereiro nas 9 estações analisadas. Os números no eixo “x” do gráfico se referem à coluna contagem da tabela (ou seja, as estações). Fonte: EPAGRI/CIRAM. Elaborado por Yara de Mello, 2019.

Os gráficos abaixo representam os acumulados de precipitação em cada uma das nove estações pluviométricas. O eixo “x” do gráfico representa as horas do dia. Observa-se que no dia 15 os maiores acumulados de precipitação foram entre as 15 e 18 horas, no dia 16 entre as 14 horas e meia noite, no dia 17 entre as 6 da manhã e as 16 horas, com destaque para os acumulados da estação Barra Velha. Já no dia 18 a chuva foi diminuindo, e o acumulado mais significativo se deu na estação São João do Itaperiú (104,6mm). Depois do meio dia praticamente não choveu no Estado.

Precipitação acumulada no dia 15 de fevereiro de 2019 em estações de Joinville e região e do litoral norte de Santa Catarina. Fonte: EPAGRI/CIRAM. Elaborado por Yara de Mello, 2019.
Precipitação acumulada no dia 16 de fevereiro de 2019 em estações de Joinville e região e do litoral norte de Santa Catarina. Fonte: EPAGRI/CIRAM. Elaborado por Yara de Mello, 2019.
Precipitação acumulada no dia 17 de fevereiro de 2019 em estações de Joinville e região e do litoral norte de Santa Catarina. Fonte: EPAGRI/CIRAM. Elaborado por Yara de Mello, 2019.
Precipitação acumulada no dia 18 de fevereiro de 2019 em estações de Joinville e região e do litoral norte de Santa Catarina. Fonte: EPAGRI/CIRAM. Elaborado por Yara de Mello, 2019.

Se você procurar no google encontrará várias notícias sobre os alagamentos que ocorreram, principalmente em Barra Velha e Balneário Barra do Sul.