Autora: Yara de Mello
Quem mora em Joinville sabe que quando chega o verão, período mais chuvoso do ano, a possibilidade de ocorrência de enchentes e inundações no município aumenta consideravelmente…

Muitos não se dão conta, mas cerca de 50% da população residente em Joinville, que no último censo (2010) era de 515.288 pessoas, mora na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira (BHRC).

Alguns dos bairros conhecidos que estão inseridos nesta bacia são: América, Centro, Bucarein e Itaum. E alguns dos importantes rios da bacia são: rio Cachoeira, rio Itaum, rio Mathias, rio Morro Alto, e rio Bucarein.

A área central de Joinville, localizada na BHRC, é comumente afetada por enchentes e inundações. As chuvas intensas, unidas às baixas altitudes, à ação da maré, e a densa ocupação, são os principais ingredientes para que estes eventos (enchentes e inundações) ocorram.

O objetivo deste post é trazer uma breve análise sobre a localização de baixas altitudes (foram consideradas altitudes iguais ou inferiores a 5 metros na análise) na BHRC. Para isso foi utilizado o Modelo Digital de Terreno (MDT) do levantamento aerofotogramétrico de Santa Catarina, realizado no ano de 2010. O qual está disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado de Santa Catarina (SDS). Este MDT possui uma resolução horizontal de um metro.

A figura abaixo traz a BHRC e as faixas altimétricas menores ou iguais a 1 metro na cor preta, e as faixas altimétricas de 1,1 a 5 metros na cor cinza.

 

Os valores altimétricos inferiores a 1 m correspondem a 2,3% da área da BHRC, e as altitudes inferiores a 5 metros correspondem a 17,3% da área. As altitudes até 5 m encontram-se principalmente nas proximidades das margens do rio Cachoeira e dos seus principais afluentes (rios Itaum, Bucarein, Mathias e Morro Alto). Os bairros que possuem a maior frequência de altitudes abaixo de 5 m são o bairro Bucarein com 91,9%, Centro com 91,1%, e o bairro Fátima com 89%.

Clique sobre a imagem para visualizar melhor

Altitudes inferiores a 5 metros na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira. Fonte: IBGE; PDDU; PMJ; SDS; SEINFRA. Elaborado por Yara de Mello, 2017.

As figuras abaixo trazem um zoom (aproximação) de alguns locais na BHRC com altitudes abaixo de 5 metros (cor cinza) e 1 metro (cor preta), para facilitar na localização.

 

Clique sobre a imagem para visualizar melhor

Altitudes iguais ou inferiores a 1 m e a 5 m no bairro Bucarein. Fonte: IBGE; PDDU; PMJ; SDS; SEINFRA. Elaborado por Yara de Mello, 2017.

 

Clique sobre a imagem para visualizar melhor

Altitudes iguais ou inferiores a 1 m e a 5 m no bairro Centro. Fonte: IBGE; PDDU; PMJ; SDS; SEINFRA. Elaborado por Yara de Mello, 2017.

 

Clique sobre a imagem para visualizar melhor

Altitudes iguais ou inferiores a 1 m e a 5 m no bairro Fátima. Fonte: IBGE; PDDU; PMJ; SDS; SEINFRA. Elaborado por Yara de Mello, 2017.

 

Clique aqui para saber mais sobre as bacias hidrográficas da região de Joinville.