Autora: Yara de Mello

O município de Joinville possui seu território dividido em sete unidades de planejamento e gestão dos recursos hídricos, sendo elas: BH do rio Piraí, BH do rio Cubatão, BH do rio Itapocuzinho, BH do rio Palmital, BH do rio Cachoeira, BHs Independentes da Vertente Leste, e BHs Independentes da Vertente Sul. Os limites naturais destas bacias não coincidem com o limite do município de Joinville.

O objetivo deste post é trazer algumas informações básicas sobre as bacias hidrográficas em que o município de Joinville está inserido. Estas informações estão disponíveis no livro “Bacias Hidrográficas da região de Joinville: Gestão e dados”. O livro foi escrito pela equipe do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira (CCJ), do qual eu fiz parte, e está disponível no CCJ para quem tiver interesse. Neste livro estão disponíveis outras informações, como dados de precipitação e uso do solo de cada bacia.

Bacias Hidrográficas da Região de Joinville. Fonte: IBGE, PMJ, SDS. Elaborado por CCJ, 2016.

Em PRIMEIRO lugar, o que é uma bacia hidrográfica?

Segundo Christofoletti (1980), a bacia hidrográfica é um sistema geomorfológico aberto, no qual ocorrem constantes trocas de energia e matéria, onde a entrada é o volume precipitado e a saída o volume escoado por seu exutório.

EM RESUMO: é uma área delimitada por divisores de água, possui um rio principal e seus afluentes, as nascentes dos rios, e a foz do rio principal que geralmente se dá no mar, baía, lago, etc.

VOCÊ SABE EM QUAL BACIA HIDROGRÁFICA O SEU BAIRRO ESTÁ INSERIDO? E qual o ponto culminante de cada bacia? Dê uma olhada nas descrições a seguir para descobrir… As informações abaixo se referem a toda à área das bacias, e não apenas a porção delas que está inserida em Joinville.

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRAÍ

Área = 567,8 km²

Perímetro = 167,3 km

Extensão do rio principal = 57 km (rio Piraí)

Altitude da nascente/Município = 749 metros/ Joinville

Altitude da foz/Município = zero metro/ rio Itapocu na divisa de Araquari com Barra Velha

Principais rios e suas respectivas extensões: rio Dona Cristina (18,7 km), rio Águas Vermelhas (18,1 km), rio Quati (15,9 km), rio Mutuca (13,8 km), rio do Salto (12,6 km), rio Jacu (11,8 km) e rio Piraizinho (10,2 km).

A área da bacia está dividida em três municípios, sendo eles, Joinville (54,2%), Araquari (25,6%) e Guaramirim (20,1%). O bairro Morro do Meio, localizado em Joinville, possui sua área totalmente inserida na bacia do rio Piraí. Parte da área da Zona Industrial Norte e dos bairros Vila Nova, Glória, São Marcos, Nova Brasília, Santa Catarina, Profipo e Itinga também estão inseridos nesta bacia.

Das Unidades de Conservação de Joinville, três possuem parte de sua área inserida na bacia. A Área de Proteção Ambiental da Serra Dona Francisca ocupa 18,8 % da bacia. A Estação Ecológica do Bracinho ocupa 2,4 %, por fim, o Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin ocupa 2,1%. Destacando que, tanto a Estação Ecológica quanto o Parque estão inseridos na área abrangida pela APA Dona Francisca. Em resumo, 34,8% da área da bacia localizada em Joinville esta protegida por lei, por meio de diferentes categorias de Unidades de Conservação.

Bacia Hidrográfica do rio Piraí. Fonte: SDS. Elaborado por CCJ, 2016.

 

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO

Área = 491,67 km²

Perímetro = 156,9 km

Extensão do rio principal = A extensão do canal principal é de 62,2 km até a barragem, próximo a BR-101 em Pirabeiraba, a partir daí o curso d’água natural tem uma extensão de 27,4 km até a foz (totalizando 89,6 km), e o canal retificado tem uma extensão de 15,9 km até a foz (totalizando 78,1 km). (rio Cubatão)

Altitude da nascente/Município = 1.169 m/ Joinville

Altitude da foz/Município = zero metro/ canal do Palmital em Joinville

Principais rios e suas respectivas extensões: rio Quiriri (17,9 km), rio Quiriri de Santa Catarina (15,7 km), rio do Braço (11,8 km), rio da Prata (11,4 km), rio Mississipe (11 km) e rio Seco (9,6 km).

Os bairros Dona Francisca e Centro, do Distrito de Pirabeiraba, assim como os bairros Jardim Paraíso e Jardim Sofia, estão totalmente inseridos na bacia do rio Cubatão. Os bairros Rio Bonito, Bom Retiro, Vila Cubatão e a Zona Industrial Norte estão parcialmente inseridos na bacia.

Em relação às Unidades de Conservação de Joinville, cerca de 60% da bacia está inserida na Área de Proteção Ambiental da Serra Dona Francisca. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Caetezal-RPPN, com área de 56,3 km², está totalmente inserida na bacia do Cubatão. E o Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin, com área de 16,3 km², possui 25,4% de sua área inserida na BH do rio Cubatão. Destacando que as duas últimas Unidades de Conservação citadas estão inseridas na área da APA Dona Francisca.

Bacia Hidrográfica do rio Cubatão. Fonte: SDS. Elaborado por CCJ, 2016.

 

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCUZINHO

Área = 388,1 km²

Perímetro = 120,1 km

Extensão do rio principal = 57 km (rio Itapocuzinho)

Altitude da nascente/Município = 898 metros/ Joinville

Altitude da foz/Município = 13 metros/ rio Itapocu na divisa de Jaraguá do Sul com Guaramirim

Principais rios e suas respectivas extensões: rio Bracinho (17,1 km), Ribeirão Braço do Sul (13,8 km), rio Duas Mamas (12,6 km), Arroio Ricardo (7 km), Ribeirão Rancho Bom (6,25 km).

A área da bacia do rio Itapocuzinho esta dividida em quatro municípios, Schroeder com 41,8%, Joinville com 31,6% (somente área rural), Jaraguá do Sul com 25% e Guaramirim com 1,6%. A Estação Ecológica do Bracinho ocupa uma área equivalente a 5,7% da bacia, representando 18% da área da BH no município de Joinville. Sendo a única Unidade de Conservação de Joinville inserida na BH.

Bacia Hidrográfica do rio Itapocuzinho. Fonte: SDS. Elaborado por CCJ, 2016.

 

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PALMITAL

Área = 354 km²

Perímetro = 90,5 km

Extensão do rio principal = 6,2 km (da nascente até o início do Canal do rio Palmital ou Canal Três Barras. Daí em diante a extensão do canal até a Baía da Babitonga é de aproximadamente 20 km).

Altitude da nascente/ Município = 13 metros/ Garuva

Altitude da foz/Município = zero metro/ Canal do rio Palmital em Garuva

Principais rios e suas respectivas extensões: rio Pirabeiraba (29,3 km), rio Três Barras (24,5 km), rio Sete Voltas (13,7 km), rio da Onça (11,8 km), rio do Cristo (10,4 km), rio Bonito (8,6 km).

A área da bacia do rio Palmital está dividida em três municípios, Garuva com 60,6%, Joinville com 29,3% e São Francisco do Sul com 10,1%. Em relação à área urbana de Joinville, apenas o bairro Rio Bonito do Distrito de Pirabeiraba possui parte de sua área drenada por esta bacia, o restante corresponde à área rural do município. Nenhuma das Unidades de Conservação de Joinville abrangem a bacia do rio Palmital.

Bacia Hidrográfica do rio Palmital. Fonte: SDS; SEINFRA. Elaborado por CCJ, 2016.

 

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CACHOEIRA

Área = 81,4 km²

Perímetro = 59,2 km

Extensão do rio principal = 16 km

Altitude da nascente/Bairros = 23 e 40 metros/ Vila Nova e Costa e Silva

Altitude da foz/Bairro = zero metro/ Lagoa do Saguaçu na Área Rural de Joinville

Principais rios e suas respectivas extensões: rio Itaum (8,8 km), rio Itaum-Mirim (6,2 km), rio Bucarein (6 km), rio Jaguarão (5,8 km), rio Morro Alto (5 km) e rio Mathias (3,3 km).

A área da bacia está totalmente inserida na área urbana do município de Joinville, estando somente à foz do rio Cachoeira localizada na área rural. Os bairros América, Anita Garibaldi, Boehmerwald, Bucarein, Centro, Fátima, Floresta, Guanabara, Itaum, Parque Guarani, Petrópolis, Saguaçu e Santo Antônio estão totalmente inseridos na bacia. Já os bairros Adhemar Garcia, Boa Vista, Bom Retiro, Costa e Silva, Glória, Iririú, Itinga, Jarivatuba, João Costa, Nova Brasília, Profipo, São Marcos, Santa Catarina, Vila Nova, Zona Industrial Norte e Zona Industrial Tupy estão parcialmente inseridos na bacia do rio Cachoeira.

Em relação às Unidades de Conservação de Joinville, apenas parte do Morro Iririú e do Morro do Boa Vista possuem áreas protegidas por lei. O Parque Municipal Morro do Finder ocupa uma área equivalente a 0,2% do total da bacia. Já a Área de Relevante Interesse Ecológico do Morro do Boa Vista ocupa uma área de 2,8% da bacia. Totalizando 3% de área protegida por meio de Unidades de Conservação.

Bacia Hidrográfica do rio Cachoeira. Fonte: PDDU; SDS; SEINFRA. Elaborado por CCJ, 2016.

 

BACIAS HIDROGRÁFICAS INDEPENDENTES DA VERTENTE LESTE

Área = 55,1 km²

Perímetro = 38,4 km

Principais rios e suas respectivas extensões: rio do Ferro (5 km), rio Guaxanduva (5 km), rio Iririú-Mirim (4,5 km) e rio Comprido (3,6 km).

Rio do Ferro

Altitude da nascente/Bairro = 26 metros/ Zona Industrial Norte

Altitude da foz/Bairro = zero metro/ Aventureiro

Rio Guaxanduva

Altitude da nascente/Bairro = 111 metros/ Iririú

Altitude da foz/Bairro = zero metro/ Comasa

Rio Iririú-Mirim

Altitude da nascente/Bairro =92 metros/ Aventureiro

Altitude da foz/Bairro = zero metro/ Aventureiro

Rio Comprido

Altitude da nascente/Bairro = 100 metros/ Iririú

Altitude da foz/Bairro = zero metro/ Comasa

As Bacias Independentes da Vertente Leste estão inseridas na área urbana e rural do município de Joinville. Os bairros Comasa, Espinheiros e Jardim Iririú estão totalmente inseridos nas bacias. Os bairros Aventureiro, Boa Vista, Iririú e Zona Industrial Tupy estão parcialmente inseridos nas bacias.

O Parque Municipal Morro do Finder ocupa uma área equivalente a 0,4 % das BHs, as nascentes dos rios Iririú-Mirim e Guaxanduva estão localizadas neste Parque. A Área de Relevante Interesse Ecológico do Morro do Boa Vista ocupa uma área equivalente a 2,9% das BHs, as nascentes do rio Comprido e de um afluente do rio Guaxanduva estão localizadas na área desta Unidade de Conservação.

Bacias Independentes da Vertente Leste. Fonte: PDDU; SDS; SEINFRA. Elaborado por CCJ, 2016.

 

BACIAS HIDROGRÁFICAS INDEPENDENTES DA VERTENTE SUL

Área = 45,7 km²

Perímetro = 32,5 km

Principais rios e suas respectivas extensões: rio Paranaguamirim (11,6 km), rio Velho (9 km) e rio Santinho (4,9 km).

Rio Paranaguamirim

Altitude da nascente/Bairro = 112 metros/ Paranaguamirim

Altitude da foz/Bairro = zero metro/ Zona Rural

Rio Velho

Altitude da nascente/Bairro = 107 metros/ Parque Guarani

Altitude da foz/Bairro = zero metro/ Lagoa do Saguaçu na Zona Rural

Rio Santinho

Altitude da nascente/Bairro = 12 metros/ Jarivatuba

Altitude da foz/Bairro = zero metro/ Lagoa do Saguaçu na Zona Rural

As Bacias Independentes da Vertente Sul estão inseridas na área urbana e rural do município de Joinville. O bairro Ulysses Guimarães está totalmente inserido na área das bacias. Já os bairros Adhemar Garcia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim e Parque Guarani estão parcialmente inseridos nas BHs.

Em relação às Unidades de Conservação de Joinville, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Ilha do Morro do Amaral ocupa uma área equivalente a 7,1% das BHs. E o Parque Natural Municipal da Caieira ocupa uma área equivalente a 3,5% destas. Totalizando 10,6% de áreas protegidas por lei através de Unidades de Conservação.

Bacias Independentes da Vertente Sul. Fonte: PDDU; SDS; SEINFRA. Elaborado por CCJ, 2016.

 

Referências:

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 1980. 188 p.

OLIVEIRA, T. M. N. de; RIBEIRO, J. M. G.; BARROS, V. G.; SIMM, M.; MELLO, Y. R. de; ZEH, K. K. Bacias hidrográficas da região de Joinville: Gestão e dados. Joinville: Editora Univille, 2017. 94 p.